Dissenso.org

O projeto

DISSENSO.ORG é uma plataforma destinada à promoção da liberdade de expressão no ambiente digital que busca promover o diálogo entre academia, operadores do direito e sociedade por meio da difusão de informação. Considerando o papel de destaque da internet na comunicação e no acesso à informação nos dias atuais, entendemos que é primordial promover a reflexão e o debate multissetorial em matéria de liberdade de expressão, com a finalidade de assegurar que o exercício desse direito – tão intimamente relacionado à democracia – não seja limitado indevidamente.

Quais são nossos objetivos com o Dissenso.org?

Promover a liberdade de expressão como valor essencial à democracia, sensibilizando as pessoas para o valor da divergência e da diversidade;

Destacar o papel da liberdade de expressão na resistência à opressão e no empoderamento de vozes dissonantes;

Oferecer um repositório de casos e de trabalhos acadêmicos que sirva como fonte de pesquisa e promover, assim, um debate qualificado sobre liberdade de expressão no Brasil;

Criar uma consciência coletiva acerca dos males decorrentes da restrição indevida ao exercício da liberdade de expressão no ambiente digital.

A equipe

O InternetLab é um centro independente de pesquisa interdisciplinar que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, sobretudo no campo da Internet. Somos uma entidade sem fins lucrativos e atuamos como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade civil.

A equipe envolvida neste projeto é composta por: Francisco Brito Cruz (diretor), Mariana Giorgetti Valente (diretora) e Artur Pericles Lima Monteiro (coordenador da área de liberdade de expressão).

Financiamento

O projeto Dissenso.org foi desenvolvido com apoio do Google.